sábado, 5 de junho de 2010

Made in Japan Brazil

Olá, pessoal, hoje falarei sobre um tipo de "subdivisão" dos otakus, os conhecidos popularmente como WEABOOS.

Acredito que a maioria não saberá do que se trata, pois a nomenclatura só é usada comumente em fóruns internacionais, então partiremos da definição do site Urban Dictionary para começar este post. Aí está o link: http://www.urbandictionary.com/define.php?term=Weaboo A imagem a seguir também resume bem o conceito.



Sucintamente, o weaboo é o cara excessivamente fanático pelo Japão e sua cultura. “Espera aí, mas isso não é característico dos otakus como um todo?”, vocês podem estar se perguntando. A resposta é sim, mas o weaboo leva essa admiração a um nível quase xenofóbico, e é aí que se encontra o problema.

Se você perguntar a um weaboo quais gêneros musicais ele aprecia, pode ter certeza de que todos terão um “J” na frente. Sim, senhores, o weaboo ignora completamente a existência de excelentes bandas vindas de outros países para se focar somente nas japonesas. O mesmo acontece com outros tipos de produção artística e, acreditem se quiser, ate mesmo com Mitologia! Sim, já perguntei a um weaboo qual era sua mitologia favorita, obtendo como resposta óbvia, a japonesa. Sendo o viciado por mitologias que sou, fiz alguns comentários sobre como a história de Izanagi e Izanami é interessante, ao que o cidadão retribuiu com um “Hein?”. Exatamente, o cretino afirmou ser fã da mitologia japonesa, mas não tinha absolutamente NENHUM conhecimento sobre ela.

Além disso, weaboos fazem de tudo para agirem como os próprios japoneses, algo que muitas vezes torna-se ridículo, pois a maioria não tem o menor conhecimento sobre o comportamento que tenta reproduzir. Comer pizza com hashi é uma estupidez e fará você parecer um boçal, tenho dito.

O problema com os weaboos é que eles têm uma mentalidade absolutamente fechada no que concerne ao que vem de outros países que não o Japão. Toda cultura tem coisas interessantes e todo povo pode proporcionar algo que seja de seu agrado, então simplesmente não faz sentido fechar-se dessa forma, isso só contribuirá para que você tenha uma visão retrógrada e parcial, que facilmente se transformará em preconceito.

E como fechamento, um recado a todos os weaboos lendo este texto: Aprendam a apreciar tudo de bom que o mundo pode lhes oferecer, e não somente o que uma pequena parte dele produz. Vocês não sabem o que estão perdendo.

2 comentários:

  1. Cara... descobrir agora que a minha bronca na verdade não é com os Otakus em geral e sim com os Weeaboos(parece nome de música do ABBA...).

    Quá! Quá! Quá! Acredito que muitos no Brasil são isso aí e não sabem.

    ResponderExcluir
  2. Ahh... beem claro poor isso alguns "Otakus" mancham a imagem dos Otakus verdadeiiros =/
    N sabiia dessa denominação, eu e meus amigos costumávamos chamar esses bakas xDD de Otakus- prego
    [/n.tinhamos.denominação.melhor''
    Origathanks pela informação ^^

    ResponderExcluir