quarta-feira, 9 de junho de 2010

A definição de Otaku

Atualmente existem diversas definições para a palavra "otaku", e julgo que será problemático desenvolver meu blog sem apontar a que utilizo, então este post será dedicado a isso.

Vou poupar-lhes de toda a história da palavra, de como ela se tornou popular e assumiu seu significado atual, usem a Wikipédia se quiserem saber disso, o que importa é que "otaku", no Japão, é um termo usado para designar pessoas fanáticas por alguma coisa. Notou alguma semelhança com a definição atual dos Nerds? Pois é, "oficialmente", otakus e nerds são a mesma coisa!

[Como já testemunhei alguns otakus novatos se irritando ao serem igualados a nerds, deixem-me explicar o que NÃO é um nerd:

- O nerd não é aquele cara que só tira 10 na escola.
- O nerd não é aquele cara absolutamente anti-social que nunca fala com ninguém.
- O nerd não é uma enciclopédia sobre computadores.
- O nerd não fica o dia todo jogando WoW.
- O nerd não se veste como os filmes gostam de retratar.

Mas claro, o nerd PODE ser/fazer todas essas coisas, porque ser nerd vai muito além disso, o que define um nerd é sua dedicação extrema a alguma coisa, em detrimento de algumas outras que ele julgue menos interessantes. E o nerd faz isso por prazer.

Tenho algumas teorias sobre o que leva a maioria(não todos!) dos nerds a parecer anti-social, mas este desvio já tomou muito espaço do texto. Se houver demanda, posso abordar o tema em outro post.]


Quando a palavra chegou ao Brasil, seu significado foi alterado para designar qualquer um que goste de animes e mangás. Pessoalmente, considero isso inválido, pois qualquer um que veja animes já poderia se considerar otaku, o que, sabidamente, não é verdade, assim como não é qualquer um que assiste filmes que pode se considerar um cinéfilo.

Minha escolha é a de utilizar uma definição que "misture" essas duas. Sendo assim, um otaku é nada mais que um nerd de cultura japonesa.

Bem, acredito já ter colocado informações suficientes neste post para que entendam meu ponto de vista. Não me importa a definição que vocês usem, não tenho nada contra quem considera otaku um simples fã de anime, mas quero que saibam ao que me refiro quando utilizo essa palavra em meus posts.

[Como exemplo do que defendi aqui, cito o anime e mangá Genshiken, de Shimoku Kio, que retrata um grupo de amigos otakus em situações cotidianas. Ótima pedida para quem gostou de Lucky Star ou aprecia um pouco de metalinguagem, hehe]

3 comentários: