sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Será o fim dos animes na TV?

Recentemente, o Animax anunciou que, em Março de 2011, removerá completamente os animes de sua programação, somando essa notícia a alguns outros acontecimentos que vem ocorrendo ao longo dos anos, pode-se afirmar que a animação japonesa na televisão brasileira está morrendo?

Alguns devem se lembrar de que, há alguns anos atrás, os animes ocupavam uma posição respeitável na televisão, sendo evidências disso os canais TV Manchete, Cartoon Network, Locomotion, o já citado Animax e até mesmo a MTV.

Atualmente, porém, a TV Manchete e o Locomotion não existem mais, o Cartoon Network cessou há um bom tempo a exibição do Toonami, a MTV não transmite mais animes e o Animax decidiu que séries ruins e reality shows idiotas são a sensação do momento. O que sobrou então? TV Globinho, TV Kids e Bom Dia e Cia. Todos voltados para crianças que muitas vezes nem ao menos sabem que os desenhos que estão vendo vieram de outro país.

Isso só reforça a posição dos grupos de fansub como a única forma dos otakus brasileiros terem acesso a animes. Quem pode culpá-los? Está na hora das emissoras de TV abrirem os olhos para o público que estão perdendo ao não manterem em suas grades esse tipo de programa. Animes famosos, em dia com as exibições originais no Japão, legendados e sem cortes certamente seriam uma ótima pedida tanto para espectadores casuais quanto para os mais "hardcore".

Além de atrair uma audiência sólida, isso significaria também um incentivo à publicação de material relacionado no mercado brasileiro. Não seria ótimo poder comprar boxes de DVDs daquele seu anime favorito? E que tal aquelas light novels que até agora nunca foram traduzidas? Soundtracks também, por que não?

Enfim, pode-se inferir que a popularidade trazida por uma exibição decente de animes na televisão brasileira seria o suficiente para acabar com boa parte dessa pirataria sem-vergonha de hoje em dia, que infelizmente é a única forma de termos acesso a nossas obras favoritas. Só falta agora uma emissora com colhões para fazer isso, já vimos que o Animax saiu com o rabo entre as pernas...

2 comentários:

  1. Foi-se o tempo que o Cartoon era sustentado pelos animes. Mas né, séries com bêbados comedores e putinhas que moram no mesmo prédio que vários virgens estão bombando.

    ResponderExcluir
  2. Estranho Animax com este nome deixar de passar animes...

    ResponderExcluir