sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Fanatismo

Como em qualquer outro grupo, entre os otakus existem aqueles digníssimos cidadãos que se entregam completamente a uma obra em específico e a idolatram como se fosse um presente de Jesus, Odin, Alá e Lemmy Kilmister unidos para seus servos fiéis, e que nunca deve ser comparado ou trocado por nenhuma outra obra. Essas criaturas existem para quase toda obra grande e famosa que dê as caras, podendo-se citar como exemplo notável os famosos narutards.

Aí vocês podem perguntar "Mas o que tem de errado em manifestar seu amor por alguma obra?", e a resposta é: NADA. Não há nada de errado em gostar muito de alguma coisa, o problema é quando isso fecha sua mente para OUTRAS coisas e te deixa cego. Esses fanáticos sobre os quais falo não se caracterizam somente por adorar determinada obra, mas sim pelo seu péssimo hábito de achar que o alvo de sua adoração é simplesmente o melhor anime já feito em todos os sentidos, sem sombra de dúvidas. Isso ainda assim seria suportável, se eles não fizessem questão de manifestar essa opinião para qualquer um que possa se torna uma presa para sua escrotidão.

De fato, não há muita diferença entre um fanático por um certo anime e aquela sua tia religiosa chata que passa os encontros em família citando todos os motivos pelos quais você devia jogar seus mangás num bueiro e aceitar Jesus no seu coração corrompido pelos demônios orientais. E para piorar, às vezes o fanático pelo anime 1 fala sobre como o fanático pelo anime 2 é um babaca ignorante que não respeita outras opiniões, e não percebe que faz exatamente a mesma coisa.

Esse é o verdadeiro problema, o fanatismo por qualquer coisa é uma venda, fanáticos só veem aquilo que querem ver, ignorando tudo que poderia ser influente para que percebessem a situação por uma outra perspectiva ou mesmo para perceberem o que estão fazendo. Não existe um "melhor anime do mundo" e nem há nada que possa justificar uma afirmação dessas, pois isso é totalmente relativo, então não caia na besteira de achar que você tem o poder de decidir o que é bom ou ruim universalmente, tudo o que você pode fazer é definir o que lhe é agradável ou não, se você tentar extrapolar essa definição para outras pessoas, será um fanático, por mais que não perceba.

Um comentário:

  1. Cara, até pouco tempo atrás eu me incomodava com esse tipo de gente a respeito do que eu gosto. Porém que esse povo só tem força quando você dá atenção a eles. Se trata-los com indiferencia, nenhum mal eles podem fazer e desistem de ser o que são( pelo menos os inteligentes).

    ResponderExcluir