sexta-feira, 23 de julho de 2010

Animes Cult (Parte 1)

Animes clássicos, inteligentes e reconhecidos como grandes obras mesmo por aqueles que "não são do ramo": Este será o primeiro post em uma série dedicada aos animes cult.

Para começar, Akira, de um de meus autores favoritos, Katsuhiro Otomo. Baseado no mangá de mesmo nome, Akira explorou diversos temas de natureza filosófica e psicológica, o que lhe rendeu uma profundidade bastante sólida e o transformou em referência para animes que propõem uma reflexão ao espectador. Como curiosidade, vale citar que o nome de uma das maiores publicações sobre animes e mangás no Brasil, a revista Neo Tokyo, adotou o nome da cidade onde a história se passa.


Mais um de Katsuhiro Otomo, o filme Memories, que é composto por 3 histórias sem ligação entre si(Magnetic Rose, Stink Bomb e Cannon Fodder). Produção competente, enredo forte, trilha sonora e dublagem bem-feitas fazem com que ele seja obrigatório para todo fã de animes. Porém, o que mais chama a atenção é o desenho em si, extremamente detalhado, um verdadeiro espetáculo visual. Enfim, Memories é um grande clássico, apesar de não ter tanta notoriedade entre os otakus brasileiros.


O próximo é Ghost in the Shell, obra máxima de Masamune Shirow. Todos os haters de anime com quem já conversei concordaram que Ghost in the Shell não é como os outros, o estilo e a inteligência intrínsecos dessa obra fizeram com que ela se tornasse uma das mais respeitadas no mundo dos animes, rendendo filmes, jogos e livros. Inclusive, os irmãos Wachowski declararam terem se inspirado em Ghost in the Shell ao criarem o universo do Matrix e Steven Spielberg anunciou que assumirá a direção na produção de um live-action da obra.


Em sequência temos Now and Then, Here and There, de Akitaro Daichi. Devo dizer que essa obra me surpreendeu, eu jamais imaginei que um anime que tivesse como protagonista uma criança impulsiva que simplesmente é transportada sem explicação alguma pra outra realidade pudesse me apresentar uma história tão fantástica e profunda. Explorando temas como guerra, estupro e tortura, esse anime se destaca por ser sutil e ao mesmo tempo firme na apresentação desses tópicos, e ainda por cima usando crianças para fazê-lo! Now and Then, Here and There merece sua posição aqui por ser uma obra que se mostra capaz de exibir as piores facetas da natureza humana sem ser especialmente violento ou agressivo, principalmente levando em consideração quem são os protagonistas.

3 comentários:

  1. Interessante... mas daí só conheço Akira e Ghost in the Sell. E só Akira que de fato eu vi.

    ResponderExcluir
  2. Memories é excelente, mas onde está o Animes Cult (Parte 2)? =(

    ResponderExcluir
  3. Now and Then Here and There, simplesmente o melhor anime que ja vi , infelizmente é pouco conhecido no Brasil, mas me atrevo a dizer que é o melhor que eu ja vi , aborda temas seríssimos como estupro , guerra, as injustiças sofridas pelas crianças , violência, tortura, a ditadura , coisas que não vemos em muitos animes, não de maneira tão intensa. Realmente maravilhoso.

    ResponderExcluir